Praia de Quatro Ilhas

O paraíso fica aqui!

Descubra as belezas da Praia de Quatro Ilhas.

A Praia de Quatro Ilhas fica no litoral de Santa Catarina, região Costa Verde & Mar, no município de Bombinhas. É conhecida pelos moradores locais mais antigos como Praia de Fora, devido a sua localização e característica de mar aberto, norteada para o oceano.

Local místico

Uma das principais características da Praia de Quatro Ilhas é ser mar de águas cristalinas e areias ricas em cristais de quartzo, o que favorece o ar místico da praia.

Para todos os gostos

Com um pouco mais de 1 km de extensão a praia de Quatro Ilhas possui características distintas nas duas pontas, o que agrada jovens e famílias.

Belezas do mundo submerso

No costão esquerdo da Praia, as águas são propícias para a prática do snorkeling, onde se encontra grande diversidade de espécies marinhas.

O Paraíso cercado por Quatro Ilhas!

Ao caminhar pela orla da praia podemos avistar no horizonte

as 4 ilhas arqueológicas: Ilha do Macuco, Ilha das Galés, Ilha Deserta

e a Ilha do Arvoredo, esta última a mais conhecida e visitada pelos

apaixonados por mergulho (as últimas três formam a

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo).

A Praia de Quatro Ilhas te espera!

No costão esquerdo da praia, o mar é ideal para o banho e a prática de algumas atividades aquáticas como stand up paddle, caiaque, boias, nado livre, passeio de banana boat, entre outros.

Olha a onda!

Além do cenário paradisíaco, a Praia de 4 Ilhas ficou conhecida internacionalmente pelas suas ondas ideais para a prática do surf. A Praia é um dos recantos mais propícios à prática deste esporte. 🏄

No costão direito, durante o ano inteiro, a Praia é frequentada por surfistas amadores e profissionais. Tem até atleta profissional que treina por aqui! Se você é amante do esporte é bem possível que encontre alguns atletas surfando por aqui. Mas, se você é iniciante, ou tem vontade de aprender o esporte, também tem escolinha de surf! É Só chegar. 🏄

Respeito às tradições

Entre os meses de maio e julho, a prática do surf e demais atividades aquáticas são vetadas pelo município de Bombinhas. O motivo é a pesca artesanal da tainha, uma tradição que tem passado de geração em geração aqui na região.

Nesse período, é comum encontrar os pescadores fazendo ronda pela praia, cuidando para que ninguém entre no mar. Eles afirmam que o movimento da água espanta os peixes.

Mistério e lenda

Os antigos moradores contam que dois pescadores encontraram uma cruz na beira do mar e decidiram colocá-la no mesmo local onde acharam. Depois desse evento, foram pescadas tainhas como nunca antes. Anualmente, pescadores enfeitam a cruz para pedir que haja fartura na temporada de pesca da tainha.

Contam ainda que muitos ufólogos brasileiros estiveram na trilha oficial de Quatro Ilhas para estudar a possível visita de seres extraterrestres.

Bandeira Azul

A Praia de Quatro Ilhas, pela segunda temporada consecutiva, recebeu o selo do programa Bandeira Azul.

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações. Este selo garante que o turista visite um ambiente limpo, seguro, com qualidade de água, serviços e infraestrutura adequados.

Somente 11 praias de Santa Catarina possuem essa certificação e 03 delas estão no município de Bombinhas.

Paraíso ecológico

FAÇA A SUA PARTE

 A certificação com o selo Bandeira Azul acontece anualmente, após a aprovação por um juri internacional. E para que seja concedida ou renovada a licença, a Praia precisa cumprir diariamente cerca de 34 critérios exigidos pelo programa. A Bandeira Azul fica hasteada logo na entrada da Praia. Se algum critério não for cumprido, a bandeira não é hasteada.

NÃO É PERMITIDO NA PRAIA DE QUATRO ILHAS:

  • Acampar
  • Fazer fogueiras
  • Animais domésticos
  • Veículos
  • Prática de atividades esportivas na faixa de areia antes das 19h
  • Deixar lixo
  • Uso de caixas de som, alto-falantes e similares

Quer uma praia limpa, segura e com ótima infraestrutura? Nos ajude a mantê-la!

PRAIA DE QUATRO ILHAS

%d blogueiros gostam disto: